Temos muitos bons motivos para gostar de malhar na academia. Estar em um lugar propício pra atividades físicas, com assistência profissional, aparelhos adequados, tudo configurado para favorecer o nosso bem estar e boa performance, e até mesmo o simples fato de ter um lugar específico para focar só no treino.
Por outro lado, uma boa academia pode ser cara, longe de casa ou de difícil acesso, ou não encaixar na sua rotina diária. Faz parte!
Mas esses argumentos não são suficientes pra justificar ficar sem se exercitar! Graças à bendita internet temos hoje em dia informações preciosas pra ajudar a melhorar nossas vidas e nossa relação com saúde e corpo, então precisamos usar isso a nosso favor!
Além de entender mais sobre a importância das atividades físicas pra uma vida equilibrada e saudável, com acesso à internet temos recursos como apps, posts, tutoriais e vídeos gratuitos com diversos tipos de aulas, treinos e dicas de exercícios. Alguns oferecem versões pagas que muitas vezes super valem a pena também!
Algumas sugestões pra quem quer malhar em casa sem stress e ter resultados reais:
1. Yoga – Uma prática cada vez mais valorizada em todo mundo, que faz um bem enorme para o corpo e a mente, e que além de tudo é uma delícia de fazer. Com certeza praticar Yoga com um instrutor próprio, ou em um estúdio especializado é o mais recomendado. Mas caso isso não seja viável, você pode começar a se aventurar em casa mesmo, com vídeos online!
O canal Exercícios em Casa, por exemplo, como o próprio nome diz é especializado nesse segmento. Na série “Desafio de Yoga” professores especializados ensinam posições, técnicas de respiração e muitas dicas para aprimorar o fortalecimento, alongamento e flexibilidade do corpo. São aulas para iniciantes, e tem uma sequência muito didática e completa, mas com objetividade.
2. Treine sem equipamentos e com vídeos super didáticos em canais especializados como o do Sérgio Bertoluci. O método do professor de educação física utiliza só o peso do próprio corpo nas atividades. Tem muita inspiração e motivação pra trabalhar o corpo inteiro!
3. Dance! Arraste os móveis da sala e conecte a tv ou computador a um canal com aulas de dança dos seus ritmos preferidos e se prepare para suar e se divertir ao mesmo tempo. Tem como ser melhor?
A Cia. Daniel Saboya tem um canal incrível com uma biblioteca enorme de vídeos com coreografias dos hits que mais bombam no Brasil. Tem funk, axé, samba, forró, sertanejo.. Mas caso não goste desses ritmos, não tem problema! No Youtube tem tutorial de coreografias de danças de todos os ritmos imagináveis. Se joga!
Mais uma dica: mesmo com pouco tempo disponível ou em situações fora da rotina como viagens, turbine seus treinos com outras atividades gratuitas e fáceis. Pode ser uma caminhada de 20 minutos pelo seu quarteirão, um passeio de bike ou alguns minutos de natação caso tenha piscina por perto. Só não vale ficar parada! 💪✨
O mais importante é encarar os desafios de criação de hábito. Muitas vezes a dificuldade maior pra manter a regularidade das atividades físicas não é a intensidade do treino em si, mas a resistência que temos em tornar a prática um hábito. A recomendação é sempre a mesma: não force a barra, vá com calma, não se imponha objetivos exageradamente ambiciosos em pouco tempo nem se sacrifique demais por que a chance do seu planejamento não se sustentar é grande.
Postei aqui no blog algumas dicas de como manter um ritmo legal de treino sem desistir e jogar tudo pro alto, vale a pena dar uma olhada!
Beijos, H.