Faz tempo que venho me informando e preparando este post pra vocês! É um tema que recebo muitas perguntas… Eu sei que várias mulheres se preocupam ao ver uma quantidade enorme de fios que caem todos dias ao pentear, durante e após o banho, etc. Às vezes isso se deve à quebra dos fios por danos como excesso de escova , chapinha e babyliss, tratamentos químicos, ou falta de cuidado, mas nem sempre é assim. Aqui no post vou falar sobre a queda causada por questões internas do nosso corpo, e alguns recursos aos quais podemos recorrer para minimizar isso!
Algumas das razões pelas quais experimentamos um aumento na queda de cabelo são: a perda excessiva de peso, após dar à luz, estresse, febres altas, após cirurgias ou durante a recuperação de doenças. Causas hereditárias também influenciam, sendo que alguns casos a queda de cabelo pode ser mais séria, e chegar a ser classificada como calvice. Através da consulta com um especialista você pode detectar a origem do seu problema, e definir com a ajuda dele/dela qual caminho seguir.
Fui atrás de informação para compartilhar com vocês do que pode ser feito para ajudar a combater a queda ou falta de cabelo, para fortalecê-lo e dar aquele volume tão sonhado. A dermato, a Dra. Isabella Rezende, me ajudou com ótimas dicas que vale a pena conhecer e quem sabe, experimentar.
ALIMENTAÇÃO – Inclua no seu cardápio porções generosas de alimentos que contém ferro, vitaminas do complexo B, zinco e proteínas. Traduzindo: banana, carnes, os miúdos, como fígado ou rim, amêndoas, vegetais verdes folhosos como couve e espinafre, cereais, ovos etc.
Existe um super alimento que agora está super trendy que se chama Spirulina, conhecem? É uma proteína que contém bastante ferro que da aquele help no crescimento e fortalecimento capilar.
SUPLEMENTOS – Atualmente fala-se muito sobre o Nutricolin e a Biotina. O primeiro é um composto que contém silício, que aumenta a síntese e a compactação da queratina e dá mais brilho e combate a queda. Também faz bem pra pele e unhas! A Biotina é uma vitamina do complexo B, que como citei acima, é um dos fortes aliados nesta batalha.
TRATAMENTOS – Estas são duas sugestões da Dra. Isabella Rezende:
– Microagulhamento + Drug delivery: Primeiro é aplicado um pente de alta frequência que promove oxigenação no bulbo e também aumenta a absorção das substâncias que serão aplicadas. Depois é feito o microagulhamento a laser (que não dói absolutamente nada!). Por último as substâncias são colocadas diretamente no couro cabeludo. Os canais deixados pelo microagulhamento permitem que essas substâncias penetrem diretamente na derme sem a necessidade de utilizar injeções.
– Mesoterapia Capilar – Por meio de agulhas bem fininhas são injetadas substâncias diretamente no couro cabeludo. Muito usado para tratamento de queda, para estimular crescimento e volume dos cabelos. As mesclas com as substâncias serão definidas pelo seu Dermatologista, após exame e investigação da causa do problema, 0 número e frequência das aplicações também. Podem ser feitas semanal, quinzenalmente ou a cada mês. As substâncias utilizadas são: Minoxidil, Finasterida, fatores de crescimento, Biotina e vitaminas
– Tricologistas – Conheço dois institutos especializados em tricologia, ou em cabelos. Instituto do Cabelo e Patricia Maciel Núcleo Capilar. Nesses dois lugares é feita uma investigação profunda das condições de saúde do paciente e as possíveis causas da queda de cabelos. Minha irmã foi no Instituto do Cabelo e adorou!
– Laces and Hair – o Laces and Hair, cabeleireiro que eu vou fazer limpeza do couro cabeludo e hidratação também trata a queda. Inclusive essa limpeza que eu faço ajuda bastante. Mas se seu caso for mais grave e prolongado eu conselho que você faça primeiro uma avaliação médica.
CUIDADOS – Já sabemos da importância de pentear com cuidado os fios para evitar tanto a quebra quanto a queda, né? Também é recomendado fazer massagens no couro cabeludo para estimular a circulação de sangue na região para o crescimento saudável de novos fios. E tem que manter a região sempre limpa, para não entupir os folículos capilares com resíduos de óleos, sujeira e acúmulo de produtos! Hoje temos no mercado bons produtos do tipo “detox” para fazer uma exfoliação (suave, sempre) na região e facilitar o crescimento do cabelo.
Se você estiver realmente comprometida a combater a queda de cabelo e melhorar a saúde dos seus fios, considere diminuir ou até eliminar os tratamentos químicos e o uso de secadores e afins. Eles danificam muito o cabelo e causam a quebra, que é sempre negativa, e podem agravar a queda. A boa notícia é que cabelo com textura natural nunca esteve tão em alta!
PRODUTOS – Diversas marcas lançaram kits de tratamento com shampoos, condicionadores, máscaras, ampolas e óleos que auxiliam no dia a dia. A linha Hair Growth Treatment da Lee Stafford é um exemplo, com o objetivo de potencializar o crescimento em cabelos que não passam de um certo comprimento. A linha toda é vendida na Sephora. Clique em cima de cada produto para ver o shampoo, condicionador e máscara.
Pesquisas recentes indicam também que a cafeína pode auxiliar consideravelmente na batalha contra a queda de cabelo, uma notícia que deixou muita gente animada! Mas infelizmente, beber café ou produtos cafeinados não funciona. A cafeína precisa ser aplicada diretamente no couro cabeludo para surtir efeito, por isso os produtos com esse componente em sua fórmula são super indicados!
Os óleos são hit no mundo da beleza atual e também podem ser aliados. O óleo essencial de alecrim, por exemplo, estimula a microcirculação do couro cabeludo, purifica e ativa o crescimento dos fios. Experimente também os óleos de hortelã-pimenta e o de hinoki dourado.
Para casos mais extremos de queda, é indicado o uso do Minoxidil, que deve ser aplicado duas vezes ao dia e o uso é contínuo. Ele age estimulando a circulação sanguínea, multiplicando as células do couro cabeludo e ampliando a oxigenação. Após quatro meses de uso os resultados começas a ser visíveis.
O que vocês acham dessas alternativas? Lembrando que a intenção aqui é apenas informar e batermos um papo sobre as possibilidades disponíveis hoje. Mas a dica mais importante é: consulte o seu/sua dermatologista para que o seu caso seja avaliado. Nada substitui esse contato pessoal e essa análise feita por um profissional especializado.
Combinado?
Beijos, H.
Que post maravilhosooo...
eu tive grande queda pois fiz bariatrica, e nao tomei alguns cuidados que devia ter tido..agora alem de vigiar muito alimentação e inserir nelas alimentos que me ajuda, eu tambem uso uma medicação descrita pelo meu medico..E claro que os cuidados em casa ajuda muito tambem
Grande beijo
[Reply]
Oi Helena, legal seu post. Não sabia que existiam tantos tratamentos assim para queda de cabelo. O problema é que acredito que eles não sejam tão acessíveis para todos os bolsos.
Eu tenho muita queda de cabelo. Já fui ao médico, fiz todo tipo de exame e nada foi encontrado. Hoje estou em tratamento com o minoxidil, mas ainda não vi diferença...
Se eu não tivesse muito cabelo quando adolescente, acredito que já teria ficado careca. Sigo na busca por alguma alternativa que seja mais eficaz no meu caso 😉
Bjs!
[Reply]
H. Reply:
junho 23rd, 2016 at 14:46
Puxa que chato..... mas o minoxidil normalmente fazer efeito sim! Boa sorte e caso não resolva, procure outro médico! Infelizmente medicina não é uma coisa exata né? Bujão
[Reply]
Parabéns, Helena! Adorei! Semana passada comecei a pesquisar sobre o assunto e agradeço a você por ter compartilhado conosco. Para mim foi de grande utilidade. Um beijo
[Reply]
H. Reply:
junho 21st, 2016 at 12:56
Um beijo grande! Bjos
[Reply]