Com a queda da temperatura, os casacos voltam a fazer parte do nosso cotidiano e mesmo adorando os cortes clássicos, dois modelos bem modernos têm chamado muito a minha atenção. A versão cropped de jaquetas e o blazer em modelagem ampla são facilmente capazes de atualizar looks básicos, os transformando em composições totalmente atuais. Essas modelagens têm aparecido enfaticamente desde a última temporada e com o inverno brasileiro se aproximando, nossa vontade de apostar só aumenta!
A jaqueta, peça naturalmente associada a uma estética mais cool & edgy, ganha um ar ainda mais descontraído em sua versão cropped, com o comprimento terminando acima da cintura. Como tendência, proporciona um caimento super in, representado pela combinação entre o curto e o volumoso. Os modelos são diversos e abarcam diferentes texturas, cores e padronagens, sendo o corte sua característica marcante e que pode ser realçado em combinações com peças inteiras (vestidos, macacões e afins) ou peças inferiores de cós alto. O contraste entre a cintura marcada e o volume da jaqueta proporciona uma mescla de ousadia e delicadeza nessa tendência.
Numa proposta de silhueta mais ampla, o blazer oversized se apropria do vestuário masculino sem muitos ajustes na modelagem, havendo espaço apenas para releituras em termos de tecido e cor. Ao contrário do icônico e então revolucionário smoking feminino desenhado por Yves Saint Laurent, o terno oversized preza pela estética do volume e não marca a cintura.
A tendência pode aparecer em diferentes releituras: desde o clássico blazer de alfaiataria em cores neutras, até ternos de couro, veludo ou lantejoulas e também em cores mais vibrantes, trazendo um toque mais moderno a essa peça, que em todas as suas versões mantém a elegância herdada de seu modelo clássico.
Beijos, H.