SÉRUM: uma palavra que entrou de vez no vocabulário das pessoas que se interessam por beleza e especialmente skincare! Mas ainda existe muitas dúvidas sobre o que exatamente ele é, e pra que serve. E justamente por se falar tão bem dele, é que todo mundo está procurando mais e mais informações sobre o assunto, para obter todos os benefícios possíveis dessa novidade.
Então vamos lá. Séruns são soros que contém micro-moléculas que são absorvidas pela pele rapidamente. São cheios de ativos que dão brilho, iluminam e revivem a pele pra valer! É tanto poder que eles vem em embalagens pequenas, e devem ser aplicados em pouca quantidade, algumas gotinhas já bastam! ✨
Esse seria o conceito geral, mas os tipos de séruns variam muito, por isso suas funções e os efeitos que eles causam também são muito diferentes entre si.
A razão do uso de pouca quantidade do produto já causar um efeito e tanto, é que os séruns são muito ricos em vitaminas, antioxidantes e outros elementos que fazem super bem pra pele. Esses tesouros ajudam a melhorar a circulação, deixar a pele mais homogênea, hidratar e nutrir! O importante é diferenciar bem cada tipo de produto, da mesma forma que fazemos com cremes, loções, etc.
Os de ação hidratante são ótimos para peles ressecadas, enquanto peles oleosas pedem séruns com ação adstringente. As versões anti-idade só devem ser usadas por pessoas com mais de 25 anos, já os séruns anti-manchas e anti-fadiga são específicos pra quem quer resolver esses problemas.
Alguns exemplos:
Por falar em séruns hidratantes, muita gente vem levantando a questão de se os séruns acabarão substituindo os hidratantes na nossa rotina de skincare. O debate está bem acirrado online, e tem muitos depoimentos tanto a favor quanto contra a ideia de excluir de vez o hidratante nesse novo contexto. Acontece que a ação dos cremes hidratantes tem como foco criar uma película em toda a pele pra selar a cútis de manter a hidratação dentro e a poluição e outros agentes negativos de fora. Os séruns (inclusive os hidratantes) tem efeitos diferentes e teoricamente não conseguem cumprir essa função essencial pra uma pele saudável. Então o melhor caminho ainda é testar o que funciona melhor pra sua pele, porque não existe uma resposta definitiva.
Com o boom dos séruns no mercado dos cosméticos, já existem produtos disponíveis tão completos que prometem não apenas um, mas vários benefícios pra pele. Além dos específicos pra cabelo, anti-celulite, área dos olhos, etc. Combinados com outros cuidados básicos, eles podem ser realmente milagrosos!
Vocês já tem um preferido?
Beijos, H.