No jantar que dei outro dia, a Chef Roberta Julião, do blog Da Feira Ao Baile fez uma receita que eu amei, e logo tive a idéia de fazer ela na minha versão. Um macarrão de pupunha com shitake no azeite trufado. Ficou muito muito maravilhoso e muito mais light do que uma massa “de verdade”. Vou passar a receita para vocês!
Ingredientes:
– 1 bandejinha de +- 350 gramas de Palmito pupunha desfiado. Vende “fresco” em bandejinhas no Extra, Pão de Açucar, Empório São Paulo… e eu também achei um que vem congelado, já pré cozido e em fios, da marca São Cassiano. Nunca usei o congelado, mas acredito que deve ficar bom também.
– 1 cebola pequena ou 1/2 grande
– 2 colheres de azeite trufado
– 1 colher de sopa de salsinha picada
– 2 xícaras de shitake
– sal
Modo de fazer:
Um uma panela refogue a cebola e quando já estiver dourada junte o shitake e um pouco de salsinha. Deixe refogando por alguns minutos até o shitake ficar macio. Para fazer a pupunha despeje ela desfiada em água fervente e logo em seguida escorra para não ficar muito mole. Coloque o azeite trufado e uma pitada de sal. Junte com o shitake. Eu comi assim, mas para finalizar, você pode fazer como a Roberta e usar parmesão (light e bem pouquinho ok? 🙂 ) e presunto de parma crocante que é super fácil de fazer. Basta colocar fatias de presunto de parma em um prato levemente untado com azeite e sem colocar uma por cima da outra. Coloque no microondas por alguns minutos. Tem que ficar de olho para não queimar pq cada microondas é diferente no tempo, mas deve dar +- 3 minutos. Aproveitem!
Que receita maravilhosa e parece fácil . Sou um zero na cozinha e por isso te pergunto: quanto tempo deixo a pupunha na água fervente?
Obrigada, lindona
[Reply]
H. Reply:
janeiro 4th, 2014 at 13:53
1/2 minutinho.. rápido mesmo!
Bjos
[Reply]
Foi servido frio ou quente, Helena?
[Reply]
H. Reply:
janeiro 25th, 2014 at 14:58
Quentinho, mas fica bom frio também.... Bjos
[Reply]
Testei a receita, não fiz exatamente igual mas mesmo assim fico legal, da próxima vez vou colocar o parma e vou deixar minha cebola bem mais douradinha, aí é que vai bom mesmo!
[Reply]
H. Reply:
fevereiro 21st, 2014 at 16:27
Muito bom!
[Reply]