O vinil ganhou relevância na produção têxtil na década de 1960, quando os costureiros foram influenciados pela corrida espacial e por esse período em que a ficção científica e a realidade se mesclaram. Foi nas mãos de Yves Saint Laurent que o vinil foi enobrecido, pois antes disso, sua utilidade era limitada a confecções de capas de chuva por conta da sua funcionalidade característica, a impermeabilidade.
Essa fase em que a artificialidade se tornava cada vez mais palpável marcou a história da moda e ficou conhecida como a era espacial, imprimindo uma forte influência futurista nas confecções da época.
Definido pelo conceito de uma visão passada acerca do futuro, o retrofuturismo tão bem explicado pelo nome do exitoso álbum Future Nostalgia, da cantora pop Dua Lipa, tem exercido forte influência na cultura popular contemporânea. Como movimento artístico, é marcado por uma estética que funde o antigo ao moderno e que pode-se ver refletida no mundo fashion. A impressão da estética retrofuturista na moda se evidencia através da tendência cada vez mais crescente do uso de tecidos brilhosos ou metalizados e pelo lugar de destaque que o vinil, material icônico da era espacial, vem ganhando nas coleções de moda das últimas temporadas, quase sempre associado a cortes clássicos, modelagens estruturadas e com uma pegada retrô, resultando no combo moderno + vintage característico do retrofuturismo.
Confira na galeria abaixo algumas referências para se inspirar!
Beijos, H.