Durante o período de isolamento social todos os segmentos precisaram se reinventar e com a moda não foi diferente. Na última sexta-feira (22), a designer Anifa Mvuemba, criadora da marca Hanifa, apresentou através do IGTV o desfile de sua nova coleção de forma totalmente inovadora: sem platéia, sem modelos e feito totalmente em formato 3D.
A inovação característica do modelo apresentado por Anifa tem tudo para revolucionar o mercado, mas não foi idealizado como um resultado da pandemia. A designer já pretendia apresentar a coleção dessa forma muito antes das medidas de isolamento social, pois sua ideia é disponibilizar o conteúdo a qualquer pessoa, já que muitos não têm a oportunidade de assistir um desfile ao vivo. Ela já utilizava esse sistema 3D para apresentar suas ideias internamente para a equipe e teve êxito em transformar essa ferramenta em algo muito maior.
A Pink Label Congo, coleção apresentada no desfile, é inspirada nas mulheres do país de origem de Anifa, a República Democrática do Congo. Segundo o website da marca, “Ofuscada por uma história dolorosa, a beleza do Congo passa desapercebida com frequência. A gentileza, a beleza, a história, o equilíbrio, a majestade, a força, o poder e a esperança do espírito congolês inspiraram essa coleção”. A designer exibiu antes de apresentar a coleção um mini documentário sobre os problemas minerais no país e os efeitos sobre as famílias locais com o intuito de conscientizar o público.
Quanto às peças, elas falam por si e refletem a intenção de sua criadora. Desde a escolha da paleta de cores até a criação de modelos como o mini vestido Kinshasa, que carrega as cores da bandeira congolesa, e a mini saia Mái, estampada com uma representação do horizonte em seu país natal, Anifa conseguiu imprimir sua intenção na criação de cada peça, entregando uma coleção completa e consistente. Confira um trecho da descrição feita por Anifa no website da marca:
Você consegue conferir o mini documentário e o desfile completo no IGTV da marca @hanifaofficial.
Beijos, H.