Um clássico aliado para nos ajudar a criar looks que remetam a uma estética genderless, o mocassim é um modelo de sapato unissex, cool e muito confortável. Presente em diversos editoriais, desfiles e looks de trend setters, esse calçado é versátil e atemporal, podendo ser considerado um must have para diversos estilos.
Apesar de ser um modelo de sapato clássico e versátil que transita entre diferentes épocas, modas e estéticas, o mocassim teve lugar de destaque na moda que se desenvolveu entre as décadas de 1950 e 1980. Primeiro teve seu sucesso propagado com Elvis Presley, depois foi introduzido ao guarda roupa feminino na moda unissex da década de 60, endossada pela aclamada estética de Jane Birken, e nos anos 80 ganha mais uma vez os holofotes, agora nos passos do moon walk de Michael Jackson, que combina um mocassim preto com uma meia branca. Desde então, o mocassim migra entre as temporadas fashion ganhando várias releituras em termos de material e design. Por circular com facilidade entre diferentes épocas, estilos e ocasiões, essa tendência que volta com força na moda atual é uma peça curinga que pode se aliar a diferentes estilos e ornar na produção de looks que vão do clássico ao moderno.
Elegância e romantismo dão forma a esse match entre saia e mocassim. Outra aposta que proporciona uma estética semelhante é o vestido, que também aporta feminilidade ao look. A meia calça como um terceiro elemento nessas composições pode dar, ainda, um toque extra de glamour.
Essa combinação pode ter seu potencial de sofisticação elevado em produções mais clássicas, carregando elementos da alfaiataria ou do vestuário corporativo, ou desconstruído em outfits que aportem elementos mais casuais, como o jeans ou a malha.
De inspiração old school, o combo mocassim e meia carrega na sua essência uma informação vintage e ao mesmo tempo super pop e cool, proporcionando uma estética it girl vintage a la Blair Waldorf. Essa combinação proporciona a criação de looks que logram mesclar o clássico ao descolado sem perder a elegância.
Beijos, H.