Poucas sensações são tão maravilhosas quanto a de ter uma pele limpinha, né? Ontem compartilhei com vocês meu momento de SPA em casa pelos stories do Instagram e isso abriu precedentes para indicar minhas principais tips para uma limpeza de pele que pode ser feita em casa! Sem a pretensão de substituir a limpeza de pele profissional realizada por um dermatologista ou esteticista, você pode seguir alguns passos para manter uma pele limpinha e com menos cravos entre suas sessões profissionais. Vamos lá?
O primeiro passo de qualquer rotina de pele é a remoção de resíduos, por meio da lavagem com o sabonete para rosto mais indicado para seu tipo de pele. Para a limpeza de pele, também inicie sua rotina lavando bem o rosto.
Essa etapa é essencial para amolecer a pele e dilatar os poros, facilitando a extração dos cravos e impurezas mais profundas nas etapas seguintes. Há duas formas principais de utilizar o vapor como aliado essencial desse processo: através de um banho quente, ou utilizando uma bacia com água fervendo. Para a segunda opção, basta inclinar o rosto sobre a bacia e cobrir a cabeça com uma toalha, que servirá como uma barreira para reter o vapor. Alguns minutinhos nessa mini sauna e a pele já estará molinha e pronta para as próximas etapas!
Uma vez que os poros já estão dilatados, a esfoliação entra como uma prévia à extração de cravos, sendo responsável pela eliminação de impurezas menos superficiais que permanecem após a lavagem e que saem mais facilmente com os poros dilatados. Lembre-se de enxaguar o rosto com água morna após a esfoliação a fim de manter os poros dilatados.
Agora é a hora de espremer! Porque limpeza de pele sem remoção de cravos não é bem uma limpeza, né? Com os poros dilatados, os cravos ficam mais moles e saem com mais facilidade, mas ainda é necessário exercer pressão com as pontas dos dedos para removê-los por completo. A dica de ouro para não machucar a pele na hora de extrair os cravos é encapar as pontas dos dedos com lenços de papel. Isso promove uma superfície mais macia na hora de espremer e evita as indesejadas feridinhas.
Ao terminar a remoção dos cravos, a primeira coisa a se fazer é lavar bem o rosto com o mesmo sabonete utilizado na primeira etapa. Agora sim, já está liberado lavar com água fria para selar os poros abertos! Você também pode aplicar um adstringente após a lavagem para complementar a limpeza e ajudar a fechar os poros ainda mais. Como a pele fica bastante irritada após a extração dos cravos, eu gosto de fazer uma compressa de chá gelado de camomila, que ajuda a acalmar a pele e diminuir a vermelhidão. Em seguida, finalize com água termal e aplique algum hidratante em gel para manter a pele bem hidratada.
Beijos, H.