Uma onda fresh e bucólica tem invadido o mundo digital e se faz notar nos editoriais de moda mais conceituados da atualidade. Diretamente relacionada a um lifestyle leve, saudável e despreocupado, a estética bucólica evoca uma atmosfera romântica que promete permear as criações artísticas e digitais mais atuais, além de ter um potencial latente de influenciar comportamentos e consumos relacionados a esse estilo de vida.
Uma vibe fresh & easy conforma essa estética, que se nutre de referências românticas, barrocas e renascentistas para ressignificar a compreensão da natureza e da vida bucólica na contemporaneidade e, mais ainda, no plano digital, integrando o natural ao virtual.
Elementos da natureza como árvores, folhas, campos, flores e frutas dão vazão a infinitas interpretações em torno da apreciação de tudo aquilo que é natural e personificam o reinado das formas orgânicas nessa estética. No Instagram, os registros mais naturais e despreocupados, as poses mais relaxadas e o visual effortless chic invadem o conteúdo propagado pelas contas mais influentes e pouco a pouco tomam o lugar dos filtros mais pesados, dos feeds montados e dos cenários elaborados.
No mundo fashion, a influência bucólica se expande para além do conteúdo digital e se reflete nas campanhas, coleções e desfiles das marcas mais conceituadas. Para comemorar sua primeira década como estilista no ano passado, Simon Porte Jacquemus apresentou sua coleção primavera verão 2020 num memorável desfile em meio a um campo de lavandas no sul da França, cuja estética ele denominou como “pop provençal”. Marcas como Dior, Prada, Miu Miu, Gucci e Fendi também impulsionaram a inspiração bucólica em suas últimas campanhas, que quando não produzidas em jardins, parques ou campos, migravam para cenários ou estúdios carregando elementos que caracterizam o romantismo imperante nessa estética.
Como tendência que permeia inúmeras faces de todo um lifestyle, influenciando a criação artística, a estética bucólica pode ser contemplada por meio de diversos elementos visuais, espaciais e materiais, dos quais alguns estão listados a seguir.
Tecidos e Texturas: malha de algodão, linho, jeans, sarja, tricot, viscose, transparências, tramas, rendas e babados.
Cores e Padronagens: cores neutras ou em tons pastéis, tie dye, animal print, estampas florais, xadrez vicky.
Peças/acessórios: camisas, saias, vestidos, calças em modelagem ampla ou reta, jardineiras, botas western, chapéus e bolsas de palha.
Make: natural e glow. A estética está muito mais relacionada a uma aparência saudável e a uma pele cuidada, sem muita cobertura ou retoques.
Decor: ambientes arejados e sem excessos, presença marcante de plantas e arranjos florais em ambientes internos, predomínio de enxovais brancos, uso de velas ou luminárias que criem uma atmosfera aconchegante.
Beijos, H.