A primeira vez que ouvi falar de No Poo foi pesquisando sobre como tratar cabelos cacheados. Para quem não sabe, minha filha tem os cabelos bem bem bem cacheados e eu demorei um pouco para “descobrir” como cuidar, tratar e arrumar o cabelo dela. Hoje em dia, tento lavar sempre que possível com shampoo No Poo ( marca Deva Curl que compro na Sephora, ou os orgânicos do Laces and Hair ). Só penteio ele com os dedos e quando está muito armado, molho com spray de água e leave in ( uso o Miracle Leave In da marca It’s a 10)
Mas EU, nunca tinha testado produtos No Poo. Semana passada estava na farmácia e ví um lançamento que me chamou atenção. Um Light Poo Tudo em 1 e curiosa como sou, comprei para testar. Resolvi pesquisar mais sobre o assunto. Afinal, o que é No Poo e Light Poo?
A promessa são fios mais saudáveis em geral. Mais hidratados, balanceados, com oleosidade controlada, com mais movimento, mais definidos no caso dos cacheados e com menos frizz.
No Poo e Light Poo são shampoos que não utilizam, ou utilizam pouquíssima quantidade de sulfato, petrolatos, parafinas, silicones insolúveis e todas as substâncias que podem fazer mal aos fios e a pele, mas que estão presentes em muitas shampoos tradicionais. Essas substâncias apesar de promoverem limpeza imediata, ressecam os fios e causam o efeito rebote no quesito oleosidade: ao invés de reduzir a produção de óleo, o organismo entende que precisa produzir ainda mais óleo que o normal para repor a oleosidade natural que o shampoo comum remove quando é usado.
Um outro problema, no caso do silicone insolúvel por exemplo, é que ele cria uma capa “protetora” nos fios, que a princípio, deixa os fios macios e brilhantes, mas na verdade impedem que a hidratação penetre, resultando em ainda mais ressecamento.
Os produtos No Poo/ Light Poo são formulados com bálsamos limpantes e bem suaves, principalmente com nenhuma ou pouca quantidade de lauril sulfato de sódio em sua composição que, por consequência, produzirão pouca ou nenhuma espuma.
Esse tipo de produto é super indicado para cabelos ondulados e cacheados pois valoriza as ondas naturais e faz com que a oleosidade natural chegue até as pontas dos fios.
Também é indicado para cabelos fragilizados/ressecados pois a fórmula é bem mais suave que as comuns.
E também para cabelos com excesso de oleosidade na raiz pois balanceia e regulariza a produção de óleo.
O QUE EU SENTI?
Além de ser Light Poo, usei um produto que é Tudo em 1, lançamento da L’oréal Elseve. A promessa é de que com um só produto os fios fiquem limpos e condicionados.
Vou confessar que no começo é muito estranho lavar os fios sem ter a famosa espuma. Desde pequena minha mãe me ensinou que o cabelo só fica limpo se tiver bastante espuma. É difícil deixar esse conceito para trás e lavar os cabelo com um produto que mais parece um condicionador. Quem nunca pegou o tubo errado e tentou lavar os cabelos com o condicionador? Essa é a sensação. Mas sou do tipo super aberta a novidades e evoluções. Tem que ser assim né? Sabiam que em 1800 as pessoas achavam que o ideal era lavar os cabelos uma vez por mês? Pois é…
A primeira impressão é de que os fios não vão ficar limpos… juro que achei que iria ter que lavar novamente no final do dia. Lavei duas vezes aplicando o produto em todo o comprimento do fio. Menos na raiz e mais nas pontas. Não esfreguei o couro cabeludo, apenas fiz uma massagem leve. Enxaguei bem e pronto. Deixei os fios secarem naturalmente, sem nada de secador e já na primeira vez que usei reparei o cabelo com muuuuuito menos Frizz. As ondas naturais mais definidas e mais bonitas. A textura muito boa, bem macio! Raiz ótima, sem sinal de oleosidade a mais por conta de ter sido um tipo de produto diferente. Me surpreendi e preciso confessar que achei bem prático passar um produto só kkkk.
Para os cabelos muito oleosos, a transição para produtos No Poo pode demorar algumas lavagens. No começo os fios podem ficar um pouco mais pesados, mas conforme o corpo for entendendo que não precisa mais produzir tanta oleosidade, o resultado é menos óleo, mais movimento e mais saúde em geral.
Agora com certeza vou testar outros produtos No Poo/ Light Poo!
Acho que esse Tudo em 1 que usei, apesar de super ter passado no teste, não seja o ideal para ser usado sempre. Prefiro ter os passos separados: Shampoo, máscara de tratamento e condicionador para poder ter os benefícios de cada passo aproveitados ao máximo. Mas olha, para um banho rápido ou viagem com mala limitada, achei fantástico!
Produtos No Poo não podem conter no rótulo:
Methicone, Dimethicone, Amodimethicone, Cetearyl Methicone, Cetyl Dimethicone, Cyclomethicone, Dimethiconol, Stearyl Dimethicone, Trimethylsilylamodimethicone, Simethicone,Phenyl Trimethicone, Polymethylsiloxane, Cyclopentasilloxane, Dimethylpolysiloxane, Bis Aminopropyl Dimethicone.
Mineral Oil, Paraffinum Liquidum, Isoparafin, Petrolatum, Vaselin, Dodeceno, Isododeceno, Alkane, Polysobutene.
E você? Já testou algum produto do tipo No Poo ou Light Poo? Beijos H.
Oi Helena, tudo bem? Você pode dar mais detalhes sobre como cuida dos cabelos da sua filha? Esse spray de água e leave in por exemplo, vc molha e coloca o leave indo ou mistura. Minha filha de 2 anos tb tem os cabelos super cacheados e estou penando.. Ela ainda por cima é alérgica a vários produtos e aqui no Rio não sei onde comprar os orgânicos da cris dios.. obrigada
[Reply]
H. Reply:
janeiro 1st, 2017 at 10:09
São dois sprays diferentes, um de água outro de leave in. Uso água pq só o leave in acaba pesando um pouco, então molho com o spray de água e depois passo um pouco do leave in para desembaraçar e domar. O importante é não pentear quando ele esta seco, apenas passar os dedos.
Bjos
[Reply]
Livia Reply:
janeiro 4th, 2017 at 22:25
Obrigada, vc é uma querida, sempre atenciosa em responder! Bjs
[Reply]
H. Reply:
janeiro 7th, 2017 at 23:28
Imagina!
Oi Helena! Amo seu blog, super me identifico e adoro seu jeito de escrever.
Mas especialmente quanto a este assunto gostaria de sugerir que você fizesse uma pesquisa um pouco mais abrangente porque tem algumas informações incorretas. Eu sou adepta do Low poo e No poo a um ano e tenho estudado sobre o assunto. Na verdade o No poo não usa nenhum tipo de shampoo, a lavagem é feita simplesmente com condicionadores específicos chamados de co-wash (assim como é esse tb o nome da técnica de lavar o cabelo com condicionador, que existe e funciona super bem). As listas de componentes proibidos nos produtos de quem adere as técnicas mencionadas são diferentes entre si, por exemplo, quem faz low poo pode usar silicones insolúveis em água, já quem faz no poo não pode, somente os silicones solúveis, dentre outras observações. Claro que há aqueles componentes que nenhuma das técnicas utilizam.
Obrigada pela atenção! =*
[Reply]