Quem me acompanha já deve saber da minha paixão declarada por cafés da manhã. E essa refeição ganha um toque especial para mim nos finais de semana, quando geralmente acordamos mais despreocupados e podemos dedicar mais tempo e uma preguicinha especial para nos determos nessa refeição tão gostosa. Acredito que o brunch – o match entre café da manhã e almoço – seja uma aposta perfeita para esses dias em que muitas vezes um café mais tardio se confunde com nosso almoço! Tendo isso em mente, separei algumas dicas abaixo de como preparar um bruch delicioso, digno de domingos tranquilos com a família.
Começar o brunch com opções mais leves de entrada é a opção ideal para ir abrindo nosso apetite depois de acordar! Um belo prato de frios, pães diversos, patês e geleias, frutas, iogurte, canapés e pães de queijo são algumas opcões de pequenos pratos para dar start ao seu brunch! Nesse momento, é interessante servir opções de bebidas como café, chocolate quente, smoothies, chás, sucos e águas aromatizadas.
Opções mais encorpadas de comida são as protagonistas do brunch, e algumas das mais tradicionais para esse tipo de refeição são o croque monsieur, a avocado toast, waffles (amo!), omeletes, ovos benedict, ovos mexidos com bacon e fritattas. Saladas de folhas, quiches, empadões e tortas salgadas também são ótimas alternativas para dar uma turbinada no seu brunch e proporcionar toda a energia que uma refeição que se propõe a unir dois em um deve oferecer. E agora que já forramos bem o estômago, esse é o momento ideal para servir bebidas alcoólicas. Os clássicos do brunch são os drinks Mimosa (espumante com suco de laranja) e Blood Mary (coquetel à base de suco de tomate, suco de limão, vodka e tabasco), mas você pode servir, ainda, opções de espumante, vinho branco, aperol spritz, cleriquot ou coquetel de frutas.
Desprendido da formalidade de um almoço ou refeição dividida em etapas, o brunch deve contar também com opções de pratos doces que podem ser servidos juntamente com os anteriores. Há quem goste de intercalar pratos salgados com pratos doces ao longo de toda a refeição, sem falar que o mais gostoso do brunch é essa despreocupação com regras, né? Panquecas e waffles doces, mousses, cheesecakes, tortas doces, bolos diversos e saladas de frutas são apostas certeiras para adoçar seu brunch com muito bom gosto.
Beijos, H.