Bandeiras, toalhas de mesa em estampas chita ou xadrez, fogueira, chapéus e arranjos florais são típicos elementos que marcam a decoração junina. Quando a ideia é comemorar São João, esses elementos são essenciais para simbolizar os costumes dessa festa, mas podem aparecer de forma desconstruída em ideias criativas que conservam o espírito junino.
Como uma alternativa às típicas toalhas de mesa, a chita ou tecidos em estampas florais, coloridas ou xadrez podem aparecer na decoração posicionada em bastidores de bordado, que podem ser expostos de forma decorativa nas paredes ou apoiados em mesas ou prateleiras. Uma forma super inovadora e de transportar o clima junino para uma decoração atual.
Entrelaçadas ou enfileiradas, penduradas em árvores, mesas, cadeiras, sobre o teto ou até na parede, as fitas de tecido em diferentes cores e estampas agregam cor e movimento à decoração, podendo fazer a vez das tradicionais bandeiras juninas, mas mantendo suas principais propriedades estéticas. Nessa possível interpretação, a decoração junina ganha um ar de sofisticação sem perder sua essência alegre e colorida.
As velas sempre têm a capacidade de deixar qualquer ambiente mais aconchegante e toda decoração mais charmosa. Nessa versão mais rústica, pode-se usar paus de canela ou pregadores de roupa em madeira para armar um suporte para a vela que aluda ao formato de uma fogueira. Nada como esse toque de classe para arrematar uma decoração típica e ao mesmo tempo desconstruída.
Queijadinha
Ingredientes:
Preparo:
Primeiramente, peneire as gemas, junte as claras e bata com um batedor de arame por aproximadamente 30 segundos. Acrescente o leite condensado e a manteiga e misture bem. Depois adicione a farinha de trigo, o queijo e o coco aos poucos, misturando até obter uma massa homogênea. Despeje a massa em forminhas de papel e coloque-as dentro de uma assadeira ou em formas de empadas. Leve ao forno preaquecido a 200°C por volta de 35 minutos ou até dourar.
Pipoca de leite ninho
Ingredientes:
Preparo:
Preferencialmente em uma pipoqueira, adicione o milho, o óleo, a água e o açúcar. Incialmente a mesma receita para fazer a pipoca caramelizada simples. Não pare de mexer a panela para que o caramelo não fique concentrado no fundo da panela e nem queime. Quando terminar de estourar, despeje a pipoca em uma assadeira ou recipiente e polvilhe o leite ninho com ela ainda quente, porque assim o leite ficará grudadinho no caramelo!
Bolo de milho da Lalá
Ingredientes:
Preparo
Misture todos os ingredientes exceto o fermento no liquidificador e bata até obter uma massa homogênea. Acrescente o fermento e misture com uma colher ou fouet. Finalmente, basta assar em forno pré aquecido por 30 a 40 minutos.
Beijos, H.