Uma semana de moda dedicada à alta costura das principais maisons da indústria da moda não tem como não ser excepcional, certo? Tive o prazer de prestigiar a mais recente Paris Haute Couture Week que aconteceu no início do mês e me encantei com os espetáculos preparados para as apresentações de grandes coleções.
Como sempre acontece nesses eventos especiais do calendário da moda, diversas tendências foram lançadas, e assim conseguimos ter alguma noção do que veremos nas vitrines e nas ruas durante as próximas temporadas.
Vejam abaixo alguns destaques nas apresentações de alta costura para o Outono Inverno 2019/20 de algumas das maiores fashion houses do mundo.
Clare Waight Keller apresentou sua coleção poética em um lugar à altura: o Paris’ Musee des Arts Decoratifs. Batizado de “Noblesse Radicale”, o Outono/Inverno 2020 da maison será carregado de personalidade, cheio de contrastes, e tudo menos óbvio.
📍Trend alert: Couture com apliques exuberantes em 3d e blazers ainda em alta.
Em tributo a Karl Lagerfeld, que faleceu este ano, a Fendi apresentou exatamente 54 looks: 1 para cada ano em que ele atuou pela marca. As duas inspirações principais da coleção foram um livro dados por Lagerfeld sobre a revista Ver Sacrum a Venturini Fendi, e mosaicos e pisos romanos antigos.
Karl ficaria orgulhoso: a coleção em sua homenagem é cheia de significado e transborda elegância.
📍Trend alert: Estampas inspiradas em mármore e padronagens de pisos e outras superfícies arquitetônicas, e transparências.
Karl Lagerfeld também foi lembrado e homenageado na Chanel, na coleção debut de Alta Costura da sua sucessora Virginie Viard. O cenário recriou uma biblioteca inspirada na paixão do designer por livros. O mood do show foi leve, iluminado e inspirado, tudo a ver com a coleção.
📍Trend alert: Óculos de grau como acessório fashion.
Uma coleção dramática, poderosa e feminina. E quase interia na cor preta. Looks completos all black com mood dark de inspiração gótica, silhuetas bem construídas e riqueza de detalhes. Uma das poucas excessões foi um look totalmente conceitual contendo a reflexão “are clothes modern?”, título de um texto do autor Bernard Rudofsky.
📍Trend alert: All black!
Em um extremo oposto à Dior, e com o trio poderosíssimo Gwyneth Paltrow, Naomi Campbell, e Céline Dion na primeira fila, Valentino aposta nas cores vivas e formas fluidas e orgânicas. Cristais, franjas, plumas e outros acabamentos pendentes trazem movimento às peças.
A diversidade de propostas dentro de uma mesma coleção e valorização da individualidade parece que deu certo. O desfile foi aplaudido de pé com fervor pela platéia, e considerado um dos mais marcantes e importantes da temporada.
Trend altert: Cores bold, estilo individual.
Após anunciar oficialmente que não produziria mais peças feitas de pele animal, Jean Paul Gaultier apresentou seu inverno alta costura 2019 com lindas alternativas cruelty free para um inverno quentinho. Desde faux fur até uso de plumas para simular o efeito da pele, a coleção tem clara inspiração na década de 80, com seus casacos exagerados, cintura marcada com mega cintos, ombros acentuados e pitadas de neon.
Trend alert: Neon chic e animal print
Beijos, H.