Entre as técnicas e tratamentos de beleza atuais, o dermaplaning é um dos que mais desperta a curiosidade. Isso tem muito a ver com informações erradas e o fato de que muita gente lê por alto do que se trata e já tira conclusões precipitadas.. hehehe!
Resumidamente, a técnica envolve o uso de um bisturi cirúrgico (ou navalha) na remoção bem sutil da camada mais superficial da pele, tirando também – em consequência, aqueles pelinhos ralos que cobrem o rosto. A confusão vem do fato de que é usado um tipo de lâmina para raspar a pele, e é comum se acreditar que a técnica seria um tipo de depilação da face. Mas o objetivo não é esse! O dermaplaning promove um processo de regeneração da pele, melhorando muito a sua aparência. Cicatrizes, manchinhas e cravos são reduzidos a cada sessão. Além disso, o nível de maciez que a pele atinge é máaaximo! E maquiagem adere que é uma beleza… 😍
A tendência atual é combinar sessões de dermaplaning (a cada 5 ou 6 semanas cada) com outros tipos de peelings faciais. Nas clínicas especializadas o dermaplaning começa com uma limpeza profunda da pele, leve exfoliação e após raspagem de todo o rosto, são usados séruns bem turbinados para garantir que a pele reaja bem à nova condição naturalmente mais sensível.
Essa exposição maior da pele depois das sessões fazem que os produtos penetrem muito mais facilmente, o que é ótimo! Então é perfeito para turbinar o rosto com vitaminas e antioxidantes!
A técnica não agride a pele e, a princípio, não causa irritações ou vermelhidão. Mas no caso de pessoas com maior volume de pelos no rosto ou acne em estado avançado por exemplo, pode ser não recomendada por agravar situações indesejadas. Daí a recomendação de procurar um excelente dermatologista para acompanhar todo o processo, desde o planejamento até o pós sessão.
Sim, é possível comprar a lâmina e fazer o dermaplaning em casa mesmo, mas é essencial ter muito cuidado. E nunca, jamais fazer sem consultar antes um médico especializado que garanta que a sua pele vai reagir bem a esse tipo de tratamento.
Beijos, H.