Hoje em dia sabemos muito bem que ter cravos e espinhas está longe de ser um problema que enfrentamos apenas na adolescência. A acne é causada por uma bactéria que vive na pele, e se manifesta quando nossos hormônios produzem excesso de oleosidade. São esses óleos prejudiciais que criam o ambiente favorável pra proliferação das famigeradas bactérias. Infelizmente, isso pode acontecer em qualquer idade.
Sem dúvidas a melhor forma de amenizar o problema é o cuidado frequente. Pelo fato da acne adulta não ser constante como a adolescente, é comum relaxar e deixar os tratamentos de lado em períodos em que as espinhas não estão aparecendo. Essa oscilação nos cuidados e falta de consistência piora muito o quadro, e faz parecer que não existe uma solução real para o problema.
Por exemplo, mulheres sofrem com o aparecimento da acne durante o período menstrual, especialmente nas regiões do queixo e mandíbula. Tudo a ver com a oscilação hormonal! Se isso acontece com você, significa que você tem a propensão a desenvolver acne por esse motivo, então seus cuidados devem ser frequentes, estando no período menstrual ou não.
O que muita gente diz é – mas eu testei um tratamento e não funcionou, testei aquele outro e também nada. Acontece que leva tempo para que os resultados apareçam. É sempre assim! Pode levar 2, 3 meses, até no caso de tratamentos mais fortes. Desistir antes do tempo certo é o pior que podemos fazer.
Com isso em mente, é importante estabelecer um sistema de tratamento com acompanhamento médico e comprometimento com a rotina. Tem que ter paciência e disciplina, que vai valer a pena!
Casos moderados de acne podem ser tratados com produtos simples e fáceis de achar. Dê preferência aos que contém ácido salicílico na composição, que limpa as células mortas da pele, desobstruindo os porors, diminui a inflamação e ajuda na eliminação das bactérias. Para potencializar o efeito, aposte no peróxido de benzoílo, um antioxidante com ação queratolítica, grande poder bactericida e ação anti-inflamatória. Dermatologistas também recomendam o uso de ácido retinóico, um dos mais fortes no tratamento contra as bactérias que causam acne. As vitaminas A e C são recomendadas para exfoliação da pele para tratar os poros.
Um passo do tratamento que não pode ser esquecido é a hidratação correta da pele. Tonificantes a base de álcool, por exemplo, que são muito populares pra esse fim, podem causar forte ressecamento. Além da pele exageradamente seca já ser desagradável, o corpo passa a produzir ainda mais óleos como resposta, e acabamos tendo o efeito inverso do desejado! Tonificantes sem álcool e hidratantes específicos para peles com acne de excelente qualidade hoje em dia são fáceis de encontrar em farmácias.
A eterna dúvida sobre como a alimentação influencia na saúde da nossa pele continua no ar, já que poucos estudos conseguem fazer um link claro entre certos grupos de alimento e o aparecimento de cravos e espinhas. Por isso cada um deve avaliar atentamente a forma como seus hábitos alimentares aumentam ou diminuem o problema, e se adaptar de acordo. O que ninguém discute é que uma alimentação balanceada e saudável faz muito bem pra saúde como um todo, certo?
Importante lembrar que o stress, ansiedade e outros problemas emocionais podem ser causa ou agravante do problema. Nesse caso o tratamento psicológio e/ou psiquiátrico é fundamental para cortar o mal pela raíz, além de práticas super benéficas para a saúde mental como meditação, yoga, exercícios de respiração, entre outros.
Quanto mais grave for a sua acne, maior a importancia de manter um tratamento sério, com acompanhammento do seu/sua dermatologista de confiança mantendo a consistência e disciplina que sua pele merece! ✨✨
Beijos, H.