A moda italiana está de volta, mas ainda não como antes! Aos poucos e com muita cautela, Milão está dando os primeiros passos rumo à nova normalidade. Com seu catwalk show, a Fendi foi uma das primeiras grifes a realizar um desfile quase que usual depois do período de quarentena. Apesar do público e do formato, as normas de distanciamento social adotadas permitiram a acomodação de apenas 130 convidados num espaço que normalmente acomodaria um público de até 1.500 pessoas.
Mesmo ensaiando o retorno a uma antiga normalidade que nos parece tão distante, o desfile presencial trouxe à tona uma nova realidade. De agora em diante, é esperado que as semanas de moda tenham uma responsabilidade virtual. Ainda com uma apresentação física, a marca italiana disponibilizou o acesso virtual ao show através de teasers, publicações e transmissão online ao vivo.
Em sua despedida como Diretora Criativa à frente da marca – Kim Jones já foi oficialmente anunciado como novo Diretor Criativo da grife – a gestora e herdeira Silvia Venturini Fendi trouxe uma coleção moderna e que carrega uma mensagem atual acerca da mescla entre o mundo real e o mundo digital, entre o físico e o virtual, entre o mundo antes e após a pandemia.
Nas passarelas, o predomínio de cores neutras e claras em tecidos fluídos era contrastado com cores fortes como laranja, vermelho, rosa e amarelo, e com o uso de tecidos planos, trazendo pontos de tensão em meio a um mar de tons azuis e calmos. Roupas leves, claras e fluídas eram intercaladas com peças escuras e armadas, representando a realidade contrastante que vivemos nesse novo contexto social.
Além das cores e tipos de tecido, texturas das mais diversas naturezas também foram exploradas como ferramentas de contraposição nesta coleção. Tecidos trançados, tricôs estruturados e pesados, sedas leves e transparentes ajudam a contar a história idealizada pela estilista. Luvas delicadas, bolsas de mão, alfaiataria e tecidos leves são as principais trends que podemos esperar para essa próxima temporada ready-to-wear da Fendi.
Por fim, outro ponto que chamou atenção nesse fashion show foi a escolha nada convencional do casting, que abarcou uma amplitude muito mais larga de idades e tamanhos para os modelos selecionados. Com uma história muito bem amarrada, Silvia logrou transmitir sua visão de o que podemos esperar para os novos tempos que virão. Confira na galeria abaixo mais alguns looks do desfile:
Beijos, H.