Na última quarta-feira (22/7), a Dior apresentou sua Cruise Collection 2021 em um desfile físico e com transmissão ao vivo diretamente da cidade de Lecce, na Itália. A coleção, que consiste em um dos dois Resorts anuais apresentados pela Maison – resorts são coleções inter-sazonais ou pré-sazonais apresentadas por grandes grifes além dos 2 desfiles fixos para as temporadas de outono/inverno e primavera/verão – foi apresentada para um público presencial a portas fechadas na locação idealizada antes da pandemia para manter o compromisso firmado com negócios e pequenos produtores da região de Puglia, uma vez que a coleção em si foi inspirada nessa região histórica e pitoresca no sul da Itália.
Em um show envolvente, orquestrado por músicos locais e representando elementos simbólicos da região, Maria Grazia Chiuri apresentou sua criação em um espetáculo que homenageia a dança, a música, a arquitetura e a cultura da Puglia, além de trazer mensagens acerca do empoderamento e da beleza feminina, tema recorrente em suas obras. A identidade têxtil da região foi celebrada pela designer através de peças com retalhos de algodão e de vestidos compostos por quadrados de renda de algodão, numa alusão à tradição local das mulheres que produzem quadrados de renda em momentos diversos de suas vidas.
Outro tema presente nas peças desfiladas para este Crosiére são as estampas florais e trabalhos em bordado e patchwork super delicados e que simbolizam os campos e paisagens naturais da região, além de contemplar a paixão pessoal de Monsieur Dior pelas plantas. A mágica tradição local de adornar estruturas arquitetônicas com luzes coloridas em ocasiões festivas diversas também foi perfeitamente representada em estampas e bordados nas peças desfiladas e, não podemos deixar de notar, na estrutura armada na locação desse fashion show.
Além disso, a estilista desenvolveu estampas e texturas bicolores em colaboração com a Fondazione Le Costantine, um workshop e escola da região, impulsionando a produção local. Por fim, vestidos drapeados e fluídos, espartilhos desconstruídos, saias franjadas e aplicações delicadas e minuciosas refletem todo o espírito artístico, romântico, inventivo e feminino que inspirou essa coleção em uma apresentação deslumbrante e que orna magicamente com o imaginário que a inspirou.
Beijos, H.