No último domingo, a Maison Valentino proporcionou o encerramento de impacto que a semana de moda de Milão mereceu após tantos desfiles deslumbrantes. Apresentando sua coleção para a Valentino pela primeira vez em Milão, Pierpaolo Piccioli trocou os suntuosos salões do hotel Salomon de Rothschild pela beleza crua e industrial da Fonderie Macchi, uma antiga fábrica na cidade italiana, num movimento inovador.
E não foi apenas na mudança Paris-Milão para a escolha de locação que o diretor criativo à frente da grife decidiu incorporar novos ares e métodos. Num processo que o estilista chamou de “ressignificação”, a coleção apresentada ousou ao romper com a estética suntuosa e extravagante que a marca carrega em seu DNA. Em uma reinterpretação focada na identidade sofisticada da marca, mas que traz uma nova abordagem para seus padrões estéticos tradicionalmente fincados na alta costura, Piccioli introduz seu conceito pessoal de romantismo radical: algo que rima com individualidade, identidade pessoal, liberdade e autenticidade, em um idealismo que vislumbra o mundo perfeito sob milhares de ângulos diferentes, representando uma diversidade infinita de personagens do mundo real que sonham de acordo com seu romantismo particular.
Transmitindo seu ideal de um mundo plural, dinâmico e tolerante através da moda, Piccioli conseguiu entregar uma coleção coesa na mesma medida em que foi diversa. Com looks individuais que imprimiam diferentes personalidades idealizadas pelo estilista, a coleção transitou entre criações sofisticadas e quase minimalistas, e peças que se aproximavam mais à estética imponente da tradicional Maison Valentino. Cortes retos e cores sólidas gradativamente davam lugar a estampas vivas e movimentos fluídos, num mix de mestre orquestrado por seu designer. Franjas, rendas delicadas e bordados artesanais em vestidos finos e sofisticados foram elementos explorados por Piccioli para manter a marca ancorada em sua essência haute couture, ao mesmo tempo em que permitiam a liberdade criativa da qual o designer se valeu para entregar uma coleção ousada, em uma apresentação verdadeiramente emocionante e inspiradora!
Beijos, H.