Na última terça-feira (21/7), a tradicional label italiana de alta costura, Valentino, apresentou sua coleção de haute couture para a temporada de outono/inverno 2020 em um show inovador transmitido ao vivo da Cinecittà Studios, um complexo teatral em Roma. A escolha da locação para a apresentação presencial – que também tornou-se acessível através das plataformas digitais – foi um match perfeito para a proposta teatral e dramática da coleção apresentada por Pierpaolo Piccioli, diretor criativo à frente da Maison.
Intitulada Of Grace and Light, a coleção explora o uso de formas e insiste na manipulação de diferentes silhuetas através da indumentária criada para comunicar uma narrativa inspirada na experimentação e na reinvenção humana. Em uma apresentação que mescla a realidade física à digital, reflexo latente do contexto social que presenciamos, essa narrativa se desenvolve de forma poética e sensível através da experiência visual proporcionada pelas 15 peças criadas pelo estilista e de toda a performance concebida em torno delas, que visa estimular a relação entre o simples e o radical, entre nuances e extremos. Com silhuetas super alongadas, evidenciando cada centímetro da alta costura e acabamentos manuais, as peças confeccionadas em seda pura, tule, paetê ou ainda com aplicações de plumas, comunicam a experimentação de extremos que inspirou esta performance não apenas em suas formas e materiais, mas evidenciam a mescla entre o real e o virtual ao serem potencializadas como suporte para projeções digitais criadas pelo artista Nick Knight.
O resultado é uma apresentação artisticamente completa e inspiradora, que logra envolver o espectador em uma experiência visual que ultrapassa os limites do campo físico e que vai muito além dos vestidos tradicionalmente impecáveis pelos quais a grife é mundialmente aclamada, incitando a imaginação humana em um verdadeiro espetáculo.
Beijos, H.