As boinas são acessórios cheios de personalidade e estão em alta há algumas temporadas. A cara do outono/inverno, elas aparecem com frequência nos looks de trend setters, filmes, editoriais de moda e desfiles, sempre associada a um estilo cool e a uma estética genderless.
Até a década de 1930, quando Coco Chanel revolucionariamente passou a incorporar e adaptar peças masculinas ao vestuário feminino, a boina era um chapéu de uso masculino. Após ganhar seu espaço no armário de mulheres, foi o cinema que difundiu a popularização do acessório ao longo das décadas seguintes desde a imagem de divas como Greta Garbo nos anos 40 e Brigitte Bardot nos anos 50 e 60, até o clássico longa Bonnie and Clyde, que transportou a estética dos anos 30 para as telas de cinema ao final dos anos 60. No início dos anos 2000, a boina volta como um hit fortíssimo e conquista a cultura popular através de divas pop como Madonna, Gwen Stefani e Cristina Aguilera.
Depois da boina mania dos anos 2000, a peça voltou a aparecer tímida e pontualmente na moda da década seguinte. A coleção apresentada no Gucci Cruise de 2016, com direção criativa do designer Alessandro Michele, foi um primeiro ensaio do retorno mais forte da tendência, reforçado pelo icônico Chanel Cruise em Cuba, no mesmo ano. No ano seguinte, Maria Grazia Chiuri, à frente da Dior, apresentou o desfile de outono inverno da maison com todas as modelos vestindo boinas de couro preta, não deixando espaço para dúvidas de que a boina anunciava um retorno em peso. Endossando a tendência, Karl Lagerfeld apresentou tanto na coleção Chanel Métiers d’art em 2017, quanto em sua coleção inspirada na temática navy para o Chanel Cruise 18/19, todas as modelos exibindo boinas de tweed, têxtil clássico da label. Desde então a boina tem conseguido espaço entre diversas coleções de outras grandes marcas como Prada e Miu Miu, consolidando-se como uma tendência que veio para ficar.
Confira alguns exemplos de como incorporar esse acessório nos looks do dia a dia:
Beijos, H.