As referências esportivas no mundo da moda não são novidade, mas têm tomado proporções cada vez maiores. Com o poder de deixar produções clássicas mais modernas, as peças e acessórios esportivos também são ótimas opções para agregar conforto, praticidade e utilitarismo aos looks, propriedades altamente valorizadas nas tendências fashion atuais.
Ao longo do século passado, as roupas esportivas contribuíram para a reforma na indumentária feminina, e além de carregarem elementos da moda em seus designs, passaram também a aportar informações esportivas ao universo fashion. Na década de 1920, a tenista francesa Suzanne Lenglen, invicta em Wimbledon entre 1919 e 1923, introduz o traje de tênis desenhado por Jean Patou, uma peça única que rompia com a então tradicional combinação de blusa com gravata e saia longa. Seu sucesso reverberou e até a fita que a tenista utilizava na cabeça para jogar logo foi copiada. Na mesma década, o golfe tornou-se um esporte mais acessível após a guerra e favoreceu a adoção do suéter e do cardigã como roupas informais para uso rotineiro. Ainda nessa época funda-se a marca Lacoste, criadora do modelo de camisa polo e que mais tarde se tornaria um símbolo da fusão entre moda e esporte.
É somente com a incorporação do street style pela alta costura, contudo, que marcas esportivas como Adidas e Puma ganham relevância fashion e ascendem ao status de grife. Esse movimento fashion de abraçar a cultura esportiva, que ocorre nos anos 1990 e 2000, pode ser representado pela onipresença do tênis e pelo nascimento das primeiras collabs entre marcas esportivas e da alta costura.
Se antes as grandes grifes de alta costura se limitavam às colaborações, agora muitas já desenvolveram sua linha própria de artigos esportivos, além de incorporar elementos do esporte em suas coleções sazonais. À medida em que o street wear encontra relevância no tradicional mundo da moda, outfits que mesclam o fino ao esportivo passam a ser cada vez mais valorizados e ganham visibilidade.
Tendência cada vez mais crescente, os looks high-low consistem em produções que mesclam o sofisticado ao causal, o underground ao luxuoso, o exagero ao minimalismo. As opções são infinitas e muitos contrastes interessantes podem ser proporcionados pela inspiração esportiva, desde um short jogger confeccionado em paetê, até um clássico trench coat fabricado em tecido esportivo. A produção high-low também pode ser alcançada mesclando itens da alta costura a artigos esportivos, seja numa combinação entre uma peça clássica de alfaiataria e um tênis ou numa composição com roupa esportiva e salto alto. Essa união entre conforto e estilo, entre arrumado e desarrumado, nunca antes foi tão in e promete render produções elegantes e cool ao mesmo tempo.
Beijos, H.