Fritadeira sem óleo

Nesse final de semana fui na casa da minha amiga gourmet, Karina, testar a fritadeira sem óleo dela. A Karina já tinha me contado dessa maravilha há uns meses atrás, mas eu tinha que ver os resultados com meus próprios olhos né? E não é que funciona? A dela é Walita, e foi comprada em uma loja da Polishop, mas a Arno também tem uma parecida.

A engenhoca funciona com ar quente em grande velocidade, fritando e assando os alimentos sem usar óleo, sem fumaça ou cheiro e muito rápido! Fizemos batatas fritas, mas essa máquina faz de tudo: bolinho de arroz, pastel e até bolo. Para as batatas fritas, você pode usar batatas frescas, que seria o ideal pois não tem gordura adicionada, conservantes e etc, mas nós usamos a congelada da marca Mccain. Para alimentos frescos, você deve untar os alimentos em um pouquinho de azeite ( bem pouco mesmo), mas para os congelados pode ser sem nada mesmo.

Deixamos as batatas descongelarem por 20 minutos e colocamos na fritadeira sem nada de óleo….

15 minutos depois elas estavam crocantes por fora, macias por dentro e super sequinhas! Você jura que foram fritas mesmo.

Achei incrível para quem tem criança em casa ou para quem não abre mão de petiscos assim… reduz muito as calorias, a gordura e a culpa né? Fiquei com vontade de testar fazer batatas doce “fritas”, hummm! Bom, moral da história: testada e aprovada! Beijos H.

Categorias:
Boa Forma
|
135 amaram

90 respostas a Fritadeira sem óleo

  1. anonimo disse:

    Apenas dá para fazer com batata congelada?

    http://www.lojinhaonline.com/

  2. Ainda bem que você fez o teste vou mostrar pra minha avó, essa semana nós estávamos conversando exatamente sobre essa fritadeira, e ela não estava acreditando! kkkkk!

  3. Li disse:

    Helena,
    Que esmalte é esse que vc está usando na foto?
    Bjs

  4. Michelle Abreu disse:

    Helena, e o gosto fica bom mesmo??? Não fica parecido com batata frita que a gente coloca no forno em vez de fritar?

    Bjks!

  5. Mel disse:

    Nossa, andei dando uma lida pq fiquei super empolgada, tenho 2 filhos. Mas fiquei assustada quando falam que alguns alimentos submetidos a esse processo liberam uma substancia (acrilamida) em função das altas temperaturas desse equipamento, q é mega cancerígena. Amarelei. bjo

    • Viviam disse:

      Olha só. Tb vi essa reportagem. E na verdade todo alimento com alto teor de carboidrato que é submetido a uma temperatura acima de 120 graus liberam acrilamida. Ou seja, no forno, na fritadeira elétrica com óleo ou sem óleo essa substância será liberada. A recomendação é não abusar de alimentos que são submetidos a temperaturas acima de 120 graus. e usar batata sem ser congelada.
      Vai algumas dicas:
      DICAS!!!
      Para minimizar a produção de acrilamida nos alimentos ricos em carboidratos:
      - Não fritar (com ou sem óleo) ou assar até ficarem escurecidos, deixe apenas ficarem levemente dourados.
      - Fazer imersão das batatas em solução de ácido acético (vinagre).
      - Aumentar o tempo de fermentação durante o processamento dos pães.
      - Aconselha-se deixar de molho as batatas entre 10 a 15 minutos, o que reduz a produção de acrilamida.
      - Armazenar as batatas em temperaturas acima de 10ºC, ou seja, não armazenar as batatas na geladeira.
      - Fazer o branqueamento prévio das batatas (ferva a água e coloque as batatas cortadas, deixe cerca de 2,5 minutos, coloque-os em água gelada para dar o choque térmico. Deixe pelo mesmo tempo, retire e escorra a água).
      - Cortar palitos mais grossos para reduzir a área de superfície.

  6. Ioio disse:

    Por favor, testa com frango, tipo frango a passarinho. Obrigada. :)

  7. Juliana disse:

    Elas ficam ótimas mesmo Helena!!!
    Eu e Gabi adoramos huumm…

    Bjkss

  8. Jamile de Carvalho e Silva disse:

    E o sabor? fica tão gostoso quanto alimentos fritos em óleo?

  9. Marina disse:

    Oi Helena!!

    Sua Linda!!! Me diga uma coisa: a batinha fica gostosa mesmo!!!!?? Porque vc sabe, né… a gordura dá um sabor tb, né!!!! hahahahah
    Bjokaaaaaasss

  10. Teresa disse:

    Helena, qual câmera você usa? Muito boa essa primeira foto! Bjs

  11. Karina disse:

    Olá Helena!
    Amo seu blog!!! Vc já comeu outros alimentos, sem ser batatas, feitos nessa fritadeira?? Pois já vi vários comentários em alguns sites dizendo q o único alimento q fica gostoso nessa fritadeira, são batatas. Queria saber sua opinião..
    Bjoosss!!!!

  12. Paula Bernardes disse:

    Oiie
    Nunca comentei nd, mas hj tenho que falar.
    Eu tenho a fritadeira da Mondial, metade do preco dessa da Polishop, e A-M-O.
    Faz de tudo. Compre frango a passarinho da Agroveneto e em 40 min vc tem eles sequinhos que jura que passou oleo ali…mas nao.
    Pao de queijo em 10 min. Molinho e douradinho por fora.
    Hamburguer faz em 10 min tbm…fica crocante, um sonho.
    Eu SUPER indico.
    Beijos

  13. Carol disse:

    Helena,

    Preciso de uma ajudinha! Nao tem a ver com esse post,mas quem sabe vc já consegue me esclarecer…

    Vou casar no ano que vem,e estou na fase de ver cabelo e maquiagem.Gostaria de saber os profissionais que vc indica!!

    Obrigada!

    Bjs

  14. Isabella Rabello disse:

    E o bom é que várias marcas estão trazendo essa fritadeira pro Brasil. A Mallory lançou uma mês passado, num preço bem mais em conta que a da Walita, mas com a mesma qualidade (já provei das duas). A da Arno tb é boa, mas como os alimentos ficam mexendo lá dentro, os empanados costumam soltar alguns pedaços da casquinha crocante e fica meio chato pra limpar.

  15. Gabriela disse:

    Oii Helena
    Adorei!! Voce sabe quanto custa??
    Bjoss

  16. Leilinha disse:

    Heleninha acho lindo seu carinho de responder todas as perguntas! Vc sempre fofa!

  17. Andreza disse:

    Oi helena! gosto muito do seu blog… eu e meu maridos resolvemos comprar e realmente é uma maravilha esta máquina! Faz tudo mesmo, batata frita, nuggets, coxas de frango, linguiça, bifes de carne, bolinho de queijo fica ótimo, chipa, já fiz escondidinho, peixe, pastel, acho muito bom, parece que ela conserva o sabor dos alimentos..enfim sempre testo novas receitas. Aprovadissíma, valeu o investimento, todos que vão a minha casa sirvo algo e ficam impressionados. Um beijo

  18. Cintia disse:

    Helena,
    por sua causa fui ontem na fastshop e achei a da Arno!
    Ja fiz com o saco da “Super Batata – Agro Beloni” (compro no St Marche, que eh uma batata comum, tipo tem que descascar e cortar) mas ela eh mais indicada para fritar pq eh mais durinha…
    Ficou incrivel de bom!! E sem culpa!! Obrigada e bjs

  19. Daniele disse:

    Oi Helena, estava disposta a comprar uma dessas fritadeiras há alguns meses atrás, mas depois que li este artigo desisti.
    Você teria algum contato que poderia verificar a veracidade desta informação?
    Beijos
    Dani
    http://www.deco.proteste.pt/cozinha/philips-airfryer-e-tefal-actifry-fritadeiras-sem-oleo-nao-convencem-s641721.htm

    “… Encontramos acrilamida, substância classificada como cancerígena pela Agência Internacional de Pesquisa sobre o Cancro. Tal ocorre quando os alimentos ricos em amido são preparados a temperaturas elevadas. Não há uma norma definida, mas, atualmente, o limite de 500 mg/kg é considerado aceitável. As batatas caseiras fritas na Airfryer excedem 4 vezes este teor, ou seja, contêm mais de 2000 mg/kg. As zonas queimadas são um sinal evidente. Mesmo reduzindo o tempo de confeção, seria provável que encontrássemos valores inaceitáveis…”

  20. Monique disse:

    Que post legal, diferente!!!! :D
    Eu vi na propaganda essa fritadeira e super amei a idéia de fazer vááárias coisas nela, mas fiquei super desconfiada, pq tem mta enganação né… mas se vc está falando, eu acredito! Meu marido fala assim: caramba, o blog faz vc gastar mais hein kkkkkk fazer o que se são dicas ótimas!!! rss bjus

  21. Fernanda Faria disse:

    Comprei uma Walita recentemente e já fritei coxinhas médias, caseiras e ficaram excelentes… me surpreendeu. Vale muito a pena!!!

  22. Caroline Vieira disse:

    Oi Helena,

    Aqui em casa também temos uma fritadeira igualzinha a esta, e realmente é uma maravilha!!!

    Fazemos de tudo… batata frita, coxinha, pastel e muitas outras coisas… é fantástica e realmente vale a pena!!!

    beijos

  23. Patrícia disse:

    Alguém poderia me explicar a diferença de quase R$600,00 da fritadeira da Mondial com a da Walita? Estou querendo comprar mas gostaria de saber o porquê da diferença de preço. Obrigada.

  24. Maria Aparecida disse:

    Alguém poderia me explicar a diferença de quase R$600,00 da fritadeira da Mondial com a da Walita? Estou querendo comprar mas gostaria de saber o porquê da diferença de preço. Obrigada.

  25. gilmara disse:

    Então Patricia e Maria Aparecida, eu tbém gostaria de saber a diferença entre a Mondial e a Walita….. acho que deve ser o tamanho, a da Walita é o dobro do tamanho da da Mondial , e consequentemente pode-se preparar o dobro dos alimentos, mas não precisava ser tão cara né? hehehe!

  26. gilmara disse:

    eu entrei neste link e pude comparar a mondial com a fun kitchen e a Philips Walita, tem diferentças relevantes sobre as potencias e tamanhos, consequentemente a Philips tem maior capacidade para preparo, de mais variedades de alimentos, enquanto que as outras para menos….fiquei triste, pensei que a diferença fosse só o tamanho…..http://www.zoom.com.br/fritadeira/compare/220193/227283/220554

    • Vanessa disse:

      Olá,eu dei uma olhadinha nesse site que mostra a diferença entre as 3 marcas,mas posso te dizer uma coisa,e tenho a da Mondial,não por ser mais barata,mas pq não achei necessário pagar o dobro só pq tem um pouco mais de potência e não tem uma bacia,que vc substitui por qualquer outra forma que tem em casa,e realmente não sei quem fez o teste,mas te garanto que não condiz com a verdade no caso da Mondial,pq a minha faz de tudo,inclusive carnes,sobremesas,lasanha,escondidinho,pães caseiros… Ou seja,quem lê esse teste acha que só a da Walita consegue fazer tudo e isso definitivamente não é verdade!

  27. Cristiano disse:

    Obrigado Helena! Estou interessado em uma fritadeira destas mas tinha dúvidas se a qualidade do alimento seria realmente boa, agradeço bastante pelas dicas!
    Grande Abraço!

  28. Valeria Pereira disse:

    Pessoal, depois de muito pesquisar, comprei ontem a da Mondial. Já fiz batata frita e kibe. Nada no mundo vai substituir a fritura convencional, mas a fritadeira cumpre seu papel. As batatas ficaram crocantes e uma delicia. O kibe ficou muito bom. Comprei e não me arrependi. Bjs!!!

  29. juliana disse:

    ola galera tenho uma tambem,na minha casa nunca mais fritei nada nem ovo,faço tudo nessa fritadeira o frango a passarinho fica uma delicia bem sequinho como se tivesse frito no oleo,eu recomendo.

  30. Mariselma Mendonça Di Pietro disse:

    Adorei os comentários, estou repassando para meu marido, ele está indo nesse momento no Supermercado Angeloni comprar uma dessa fritadeira, mas lá só tem da Mondial, acho que vou comprar essa mesmo..
    Obrigada pelas dicas..

  31. Letícia disse:

    Boa tarde Helena! Estou querendo comprar uma fritadeira para o dia das mães, estou vendo uma da Philco no Extra pelo valor de 412,00. Será que ela é boa igual essas outras? Alguém conhecepara me dar uma dica?

  32. yymak disse:

    No compra Fácil a Philco esta por 249,00 reais.É melhor você comprar a da Arno ou Walita que são mais conhecidas.

  33. Leticia disse:

    É mentira! Acho que vc não testou a fritadeira a fundo. Se resumiu apenas a batatas e só teve contato com ela em um momento.
    Veja teste mais apurados:

    Proteste diz que fritadeiras sem óleo assam alimentos
    http://oglobo.globo.com/defesa-do-consumidor/proteste-diz-que-fritadeiras-sem-oleo-assam-alimentos-6562276#ixzz2Qrp4B100

    Também sonhava com a fritadeira… infelizmente não presta…

  34. Amanda disse:

    Puro jaba, não funciona maravilhosamente.

  35. WALESKA disse:

    QUAL A MELHOR MARCA

  36. WALESKA disse:

    BOA TARDE!
    QUERO COMPRAR UMA MAIS ESTOU COM DUVIDAS SOBRE A MARCA
    A MONDIAL É BOA?
    MELHOR QUE A FUNKITHEN?

  37. WALESKA disse:

    QUER DIZER QUE A MONDIAL NÃO FAZ TUDO COMO A DA WALITA E?

  38. ana maria cancian disse:

    Alguem ja usou a da fhilco ???Se usou que tal achou????grata

  39. antonio disse:

    e bife sera que frita?

  40. macaco disse:

    ta na cara q a helena ganha algo da walita pra pagar pau assim pra essa fritadeira

  41. mariana disse:

    entre marca walita e arno, qual e a melhor?

  42. ZULEIDE BEZERRA DE MELO disse:

    OI ALGUEM PODE ME INFORMAR SE DA PARA FRITAR OVO
    OBRIGADA

  43. SERGIO CRUZ disse:

    Alguem sabe o consumo de energia (kw/h) das Fritadeiras sem oleo, porque nem no manual nem no site, não informam.

  44. FAUSTO disse:

    Comprei uma mondial e só testei com coxinhas, sabor ficou bom mas ficaram brancas. Alguém pode comentar?

    • talita andrade disse:

      Fausto boa tarde, não sei se conhece o blog do Mauricio Rodrigues, ela dá receitas e dicas para usar sua Airfryer, e tem até uma receita de coxinha dele especial para esse tipo de aparelho. Espero ter ajudado.

  45. EUMESMO disse:

    “e ainda não ingerimos outras substâncias maléficas à saúde…”
    Vamos lá, um pouco de química e biologia: TODO alimento de origem animal, e alguns (muitos) de origem vegetal, tem gorduras. Quando moléculas de oxigênio se chocam com óleo ou gorduras a altas temperaturas, formam moléculas de dímeros e polímeros, além de diversas outras substâncias oxidativas. Todas essas podendo provocar problemas hepáticos e até câncer!
    Lembrando que o AR é rico em oxigênio, então o que o AirFryer faz é lançar oxigênio e outros gases presentes no ar ao alimento a altas temperaturas e velocidade, provocando então a oxidação da gordura, seja ela animal ou vegetal. A gordura é oxidada naturalmente no organismo, porém de forma controlada. Quando esta é oxidada a alta temperatura, independente se queima ou não, esta forma SIM compostos prejudiciais a saúde e ricos em radicais livres. O AirFryer somente seria um produto saudável somente se “fritasse” com a ausência de oxigênio!

  46. Interrogação disse:

    EUMESMO, percebi que vc escreveu em vários blogs e sites de entrevistas sobre a Airfryer, essa mesma coisa, pesquisei na net e não encontrei nada falando sobre algum mal que a fritadeira sem óleo pudesse causar nos organismos das pessoas então gostaria de saber se vc tem algum estudo/tese/prova de que o que diz é verdade, porque se for acho interessante que seja divulgado.

  47. Hellen goncalves disse:

    OLÁ BOA NOITE, GOSTARIA DE SABER SE VOCÊ JÁ TESTOU FRITAR COXINHA CONGELADA NA FRITADEIRA E PORQUE COMPREI UMA RECENTEMENTE E SEGUI AS DICAS DO LIVRO QUE VEM JUNTO MAS NAO DEU CERTO AS COXINHAS NÃO FICARAM DOURADAS E SIM BRANCAS E QUANDO DEIXEI MAS TEMPO DOUROU MAS NÃO FICOU MACIO….SE PUDER ME AJUDAR AGRADEÇO.

    ATT,
    HELLEN

  48. aida disse:

    olá, por gentileza vc pode me ajudar? alguém já comrou a eterny.. o preço é mto bom, tem uma ótima qualificação , vi no youtube é de fácil manuseio, mas será que é boa mesm???

  49. neide disse:

    eu gostaria de saber se pode passar um pouco de oleio no salgado congelado .ou tenho que deixar a fritadeira ficar bem quente para colocar os salgado

  50. Sandy disse:

    Quero saber se a fritadeira a óleo libera radiação para assar ou fritar. E como funciona para fritar sem óleo???

  51. Debora disse:

    Comprei a fritadeira air fryer da Mallory… escolhi pela potência e preço. A batata frita ficou frita de forma desigual… algumas torrou e outras estavam duras…. não sei se sou eu quem não soube utilizar ou se ela é ruim assim mesmo… se puderem me dar uma dica pra me ajudar, ficaria agradecida.

  52. Glaucia disse:

    Olá Helena. Fiquei sabendo que libera radiação (como o microondas), pode me dizer se isso é verdade?
    Adorei seu post. beijoss

    • H. disse:

      Glaucia, existem estudos né, assim como o celular, algumas comidas etc…. maaaassss, eu realmente não tenho conhecimento para te responder :(
      Bjão

  53. LORENZO MACALLI disse:

    Helena você é muito linda, tão linda que nem reparei nas qualidades da panela! :P

  54. ROSANE disse:

    olá, vou dar uma dica,Não compre da Arno pois tenho uma e a espatula giratória da minha quebrou e fui comprar e não tinha foi feito o pedido na autorizada,ficaram 3 meses para conseguir a peça e nada,fui até o procon e então a loja me mandou uma,mas deixei o pedido na autorizada desde então fazem 2 anos e nunca mais tive resposta.Enfim,produto importado,não existe reposição de peça,a peça que me deram foi retirada de outra fritadeira.

  55. CIDINHA AZEVEDO disse:

    MINHA FILHA COMPROU A DA SHOPTIME, DISSE QUE É UMA MARAVILHA!!!!!!!! AÍ RESOLVI COMPRAR TAMBÉM, ESTOU ESPERANDO A MINHA CHEGAR………..NESSE INTERIM A DELA PAROU DE FUNCIONAR E FOI TROCADA. PROCUREI VER SOBRE ESSE PROBLEMA DAS FRITADEIRAS SEM ÓLEO DA SHOPTIME NA INTERNET E FICO SABENDO QUE MUITAS PESSOAS ESTÃO RECLAMANDO POR PARAREM DE FUNCIONAR, MESMO DEPOIS DE TER TROCADO POR OUTRA. AGORA QUE JÁ PEDI A MINHA, VAMOS VER………

  56. Maria José Ferreira disse:

    Gente tô louca pra comprar uma fritadeira dessas,hj mesmo quase comprei a do Shoptime,porém ao ler esses comentários fiquei muito confusa principalmente em relação a esta questão da radiação,afinal é saudável ou não? Help!!!

  57. Cristiane Marinho disse:

    Alguém sabe me informar se da pra frita ovos por favor alguém me responde

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>